Postagens populares

segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

“A ESCOLA NÃO ESTÁ A SERVIÇO DOS PROFESSORES”

Esta frase é do economista Rafael Lucchisi, diretor-geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), agora integrante do Conselho Nacional de Educação (CNE). E ele também diz que “Sociologia e Filosofia não são disciplinas, mas conteúdos”, logo ele é a favor da exclusão das mesmas do rol das disciplinas e qualificá-las apenas como conteúdos que podem ser inseridos em qualquer disciplina de ciências humanas do Ensino Médio.
O que impressiona é que no momento em que estudantes, professores, funcionários públicos e a maioria da população estão indo às ruas para protestar contra “as PEC’s nefastas (241 e 55)” que retiram verbas da Educação, Saúde e Previdência, aparecem esses tipos de pessoas com formação ideológica liberal que separam indústria, empresas e capital, do serviço público e do serviço social público. Isto é, defendem o capital privado extorsivo e a iniciativa privada exploradora e injusta em detrimento do capital público. Pessoas que operam a favor da acumulação injusta da riqueza nas mãos de uma pequena elite tosca, fascistóide e narcisista. Esta mesma elite que bate panelas e se fantasia de verde-amarelo para encantar a população em nome de uma pseudo moral e bons costumes, quando na verdade são eles os responsáveis pela desigualdade gigantesca que aflige o povo da nação.
Dizer que “a escola não está a serviço dos professores” é dizer também que não está a serviço dos estudantes e nem da população; é dizer que a escola está a serviço do capital e da iniciativa privada. A escola está sim a serviço dos professores e, ao mesmo tempo, os professores estão a serviço da escola, porque os professores são trabalhadores como outro qualquer trabalhador deste País. Por exemplo, olha o absurdo dizer que a indústria ou a empresa em que o trabalhador cumpre suas horas de trabalho não estão a seu serviço, em si e para si. O trabalhador precisa da indústria/empresa para trabalhar e sobreviver, é de lá que ele tira o seu sustento. É assim também com o professor, do seu trabalho na escola ensinando-aprendendo que ele tira o sustento para se manter e a sua família. Se a indústria/empresa/escola tiver uma boa estrutura, organização e condições dignas objetivas para se exercer um ótimo trabalho, com certeza o produto final do trabalho atenderá aos padrões de qualidade que se quer atingir para as exigências do mercado/sociedade. Se não, o fracasso também acontece.
E o que dirão a nossa ”vã” Filosofia e a jovem Sociologia para quem tenta desqualificá-las?
A primeira, mãe de todas as ciências, que se inicia quando os antigos gregos se voltam para si e para o mundo se afastando de toda superstição e fantasia na nobre tentativa de entender racionalmente o princípio fundamental de todas as coisas. E até aos dias de hoje ocupa o destacado papel entre suas filhas, as ciências, que muitas das vezes a abandonam e a esquecem no asilo do pensamento. Mas quando se sentem angustiadas e perdidas, é na Filosofia que encontram o refúgio e a força para continuar. E a ciência Sociologia, menina que ganhou este nome de Auguste Conte no século XIX, raiz do pensamento positivista que influenciou pensadores do mundo inteiro, inclusive o brasileiro Benjamin Constant responsável pelo nosso querido lema na Bandeira Nacional, “Ordem e Progresso”, palavras da hora da filosofia positiva. Elas não dirão nada, quem tem a responsabilidade e obrigação de dizer alguma coisa somos nós.
João Pinheiro Neto.

sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

QUANDO A NOITE CHEGA

QUANDO A NOITE CHEGA E
EU NÃO TENHO VOCÊ EM MEUS BRAÇOS,
QUEM EU TANTO AMO,
MEU CORAÇÃO FICA PEQUENINO
DO TAMANHO DE UM BOTÃO,
MINHA RESPIRAÇÃO FICA DIFÍCIL,
A BOCA FICA SECA E OS OLHOS
INUNDAM-SE DE SAUDADE.
AH, COMO É TRISTE OLHAR AS ESTRELAS,
OLHAR A LUA E ESQUECER OS VERSOS
NO PENSAMENTO,
PRISIONEIRO DA MELANCÓLICA SURDEZ
AOS GRITOS DO AMOR AFLITO.
ENTÃO, SURDO, MUDO E CEGO
CRESCE O DESEJO DE NUNCA MAIS TE VER,
MAS ISSO É IMPOSSÍVEL QUANDO MAIS FORTE
 É O AMOR QUE GUARDO NO PEITO
PRONTO PARA ABRIR
COMO OS RAIOS DA MANHÃ BEIJANDO O CÉU
NO MOMENTO QUE VOCÊ CHEGAR...

quinta-feira, 27 de outubro de 2016

O QUE MATA É...


Meu avô João Pinheiro era um rico seringalista e tinha a fama de ser muito mulherengo. Quando queria uma mulher chamava seu fiel capataz Onório para que fosse pelas redondezas e até na capital Manaus convidar uma bela moça para lhe fazer companhia. Um dia, quando o seu fiel capataz morreu, ele me chamou e disse:
- Você deve aprender uma grande lição com a morte desse capataz. Ontem à noite, eu o mandei buscar a mulher mais gostosa e fogosa de Anamã... Ele voltou com uma nativa fabulosa que me deu momentos incríveis de prazer. Em seguida, pedi para trazer outra mais experiente e sensual. E ele trouxe rapidamente uma gringa que viajava em uma companhia de teatro vindo de Manaus. Depois do prazer, mandei procurar uma virgem para ser a minha oitava esposa. Em questão de minutos, ele voltou com uma virgem lindíssima, que iniciei na arte do amor. E até amanhecer, ele ainda me arrumou mais cinco mulheres, de quem dei conta apesar dos meus sessenta anos. Mas quando ele ia voltando com a décima primeira mulher, caiu morto!
- E qual é a lição que devo aprender com a morte do capataz? – Perguntei.
E o meu avô concluiu:
- Que sexo não faz mal pra ninguém. O que mata é correr atrás das mulheres!

De João Pinheiro Neto.

quarta-feira, 26 de outubro de 2016

O SUICÍDIO DE DEUS

Imagine Demócrito e Leucipo
dividindo a matéria até o átomo.
Agora imagine a física moderna,
via aceleradores de partículas,
despedaçando a matéria em infinitas partículas,
em fantasmagóricas fontes de luz.
Imagine então que você é Deus e,
assim como do nada você criou todas as coisa,
agora, ao contrário, você quer fazer com que tudo desapareça,
você agora quer nadificar o SER,
sumir com tudo.
Neste caso você vai fazer desaparecer o tempo e o espaço.
Agora você Deus que é senhor do tempo e do espaço,
o Alfa e o Ômega,
vai acabar com a equação E=m.c²...
Você se matou, Deus !

- De João Pinheiro Neto, Manaus, 26/10/2016.

quinta-feira, 23 de junho de 2016

“BODÓ NO VINHO”

Não há dúvida de que o Festival de Parintins (Amazon, Brazil) é a maior festa folclórica do planeta, movimentando nesta época do ano um grande número de pessoas do mundo inteiro. Estas pessoas muito curiosas em relação ao festival, também vêm ávidas para conhecer a floresta, os animais, os rios e a diversificada cultura amazônica.
E foi na movimentada Parintins que João, cabôco da capitá Manaus, ouviu um cabôco nativo da ilha gritando na porta do seu restaurante “Venham, venham, venham comer um delicioso BODÓ NO VINHO”. E João que em muitos lugares já tinha experimentado o suculento churrasco gaúcho, o apimentado acarajé baiano, a sortida feijoada carioca, o tutu à mineira, a maniçoba paraense, o pato no tucupi, o conhecido tambaqui no tucupi do Amazonas. Mas, “Bodó no Vinho” nunca tinha experimentado ou ouvido falar. Então... parou na na frente do estabelecimento do cabôco, sentou-se a uma mesa chamando o homem pediu “Amigo, sirva-me, por favor, este “Bodó no Vinho”. “Perfeitamente, cidadão” falou o cabôco, e foi providenciar. Minutos depois o homem chegou trazendo na folha da bananeira um bodó assado, uma cuia de farinha do uarini, pimenta murupi, e um baião de dois. João quando viu aquilo tudo franziu o cenho e esbravejou “Que negócio é esse, companheiro!!! Não foi isso que eu pedi, eu pedi “Bodó no Vinho”. E, o cabôco sem também entender a surpresa do cidadão retrucou “Mas tu será já besta, taí o bodó, novinho, novinho, novinho, pescado agora mesmo”.


De João Pinheiro Neto.

domingo, 10 de abril de 2016

ESSA É PARA A VIDA TODA !

Um professor de filosofia, parou na frente da classe e sem dizer uma palavra, pegou um vidro de maionese vazio e o encheu com pedras de uns 2 cm de diâmetro. Olhou para os alunos, e perguntou se o vidro estava cheio.

Todos disseram que sim.

Ele então, pegou uma caixa com pedregulhos bem pequenos, jogou-os dentro do vidro agitando-o levemente, os pedregulhos rolaram para os espaços entre as pedras.

Tornou a perguntar se o vidro estava cheio.

Os alunos concordaram: agora sim, estava cheio!

Dessa vez, pegou uma caixa com areia e despejou dentro do vidro preenchendo o restante.

Olhando calmamente para as crianças o professor disse:

- Quero que entendam, que isto, simboliza a vida de cada um de vocês.

As pedras, são as coisas importantes: sua família, seus amigos, sua saúde, seus filhos, coisas que preenchem a vida.

Os pedregulhos, são as outras coisas que importam: como o emprego, a casa,um carro...

A areia, representa o resto: as coisas pequenas...

Experimentem colocar, a areia primeiro no vidro, e verão que não caberá as pedras e os pedregulhos...

O mesmo vale para suas vidas.

Priorizem, cuidar das pedras, do que realmente importa.

Estabeleçam suas prioridades.

O resto é só areia!

Após ouvirem a mensagem tão profunda, Joãozinho perguntou ao professor se poderia pegar o vidro, que todos acreditavam estar cheio, e fez novamente a pergunta:

- Vocês concordam que o vidro esta realmente cheio?

Todos responderam, inclusive o professor:

- Sim está!

Então, Joãozinho derramou uma lata de cerveja dentro do vidro.

A areia ficou ensopada, pois a cerveja foi preenchendo todos os espaços restantes, e fazendo com que ele, desta vez ficasse realmente cheio.

Todos ficaram surpresos e pensativos com a atitude do aluno, incluindo o professor.

ENTÃO JOÃOZINHO EXPLICOU:

NÃO IMPORTA O QUANTO SUA VIDA ESTEJA CHEIA DE COISAS E PROBLEMAS, SEMPRE SOBRA ESPAÇO PARA UMA CERVEJINHA !!!!!!

sábado, 27 de fevereiro de 2016

TEORIA DA CONSPIRAÇÃO - VAMOS QUEBRAR O BRAZIL.

Se não bastasse derrubar uma presidente eleita democraticamente; denegrir a imagem do ex-presidente Lula, que pode vir a ser reeleito em 2018; acabar com um partido de esquerda que apesar dos erros políticos, tem história de luta na defesa dos interesses da classe trabalhadora. Os EUA e seus orgãos de inteligência aliados aos quase nécios cupinchas nacionais, como a Globo, políticos neoliberais, direita fascista, etc, estão atacando as principais frentes contrárias aos seus interesses, e tudo isso de forma inteligente, sem derramamento de sangue, mas se utilizando da justiça (Moro), da mídia e políticos comprometidos com a falência das instituições e empresas brasileiras. Para desta forma voltar ao poder sem nenhum senso de patriotísmo, mas simplesmente interesse particulares. Agora os alvos são os bancos e empresas genuinamentes brasileiras: Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Petrobrás, Grupo Gerdau; e, podem esperar outras mais.
Vocês já sabem que eles querem o Pré-Sal da Petrobrás. Agora vejam porque eles querem quebrar a Gerdau: Gerdau S.A., também referida por Grupo Gerdau, é uma empresa siderúrgica brasileira regida sob a forma jurídica de sociedade anônima. Possui operações industriais em 14 países – nas Américas, na Europa e na Ásia –, as quais somam uma capacidade instalada superior a 25 milhões de toneladas por ano. É a maior recicladora da América Latina e, no mundo, transforma anualmente milhões de toneladas de sucata em aço. Com cerca de 140 mil acionistas, a Gerdau está listada nas bolsas de valores de São Paulo, Nova Iorque e Madri, respectivamente, Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros de São Paulo - BM&FBovespa -, New York Stock Exchange (em português: Bolsa de Valores de Nova Iorque) - NYSE, e Bolsa de Valores de Madrid - Bolsa de Madrid.[3].
ACORDA, MANO, DEIXA DE SER MANIPULADO!!!