No primeiro dia de aula da universidade, o professor se apresentou e nos desafiou a que nos apresentássemos a alguém que não conhecêssemos ainda. Eu fiquei em pé para olhar ao redor quando uma mão suave tocou meu ombro. Olhei para trás e vi uma pequena senhora, de bastante idade, sorrindo radiante para mim, com um sorriso que iluminava todo o seu ser.
Ela disse:
- Hei, bonitão. Meu nome é Rosa. Eu tenho oitenta anos de idade. Posso te dar um abraço?
- Eu ri, e respondi entusiasticamente:
- É claro que pode! - e ela me deu um gigantesco apertão.
- Por que você está na faculdade? - perguntei.
Ela respondeu brincalhona:
- Estou aqui para encontrar um marido rico, casar, ter um casal de filhos, e então me aposentar e viajar.
- Está brincando - eu disse. Eu estava curioso em saber o que a havia motivado a entrar neste desafio com a sua idade, e ela disse:
- Eu sempre sonhei em ter um estudo universitário, e agora estou tendo um!
Após a aula nós caminhamos para o prédio da união dos estudantes, e dividimos um milk shake de chocolate na lanchonete. Nos tornamos amigos instantaneamente.
Todos os dias nos próximos quatro anos nós teríamos aula juntos e falaríamos sem parar.
Eu ficava sempre extasiado ouvindo aquela "máquina do tempo" compartilhar sua experiência e sabedoria comigo.
Ao longo do curso, Rosa tornou-se um ícone no campus universitário, e fazia amigos facilmente, onde quer que fosse.
Ela adorava vestir-se bem, e participava de tudo na universidade. Ela estava realmente curtindo a vida!
Na formatura, nós convidamos Rosa para discursar. Jamais esquecerei do que ela nos ensinou.
Ela foi apresentada e se aproximou do microfone. Quando ela começou a ler a sua fala preparada, deixou cair três das cinco folhas no chão.
Frustrada e um pouco embaraçada, ela pegou o microfone e disse simplesmente: Desculpe-me, eu estou tão nervosa que não conseguirei colocar meus papéis em ordem de novo, então me deixe apenas falar para vocês sobre aquilo que eu sei.
Enquanto nós ríamos, ela limpou sua garganta e começou:
- Nunca é tarde demais para ser tudo aquilo que você pode ser. Existem somente quatro segredos para continuarmos jovens, felizes e conseguindo sucesso. Você precisa rir. Você precisa ter um sonho. Você não pode ter medo das mudanças. E você não pode ter remorsos.
Quando você perde seus sonhos, você morre. Nós temos tantas pessoas caminhando por aí que estão mortas e nem desconfiam! Há uma enorme diferença entre ficar velho e crescer.
Se você tem dezenove anos de idade e ficar deitado na cama por um ano inteiro, sem fazer nada de produtivo, você ficará com vinte anos. Se eu tenho oitenta e quatro anos e ficar na cama por um ano e não fizer coisa alguma, eu ficarei com oitenta e cinco anos. Qualquer um consegue ficar mais velho! Isso não exige talento nem habilidade! A ideia é crescer através de novidades, de mudanças. Não tenha remorsos. Os velhos geralmente não se arrependem daquilo que fizeram, mas sim por aquelas coisas que deixaram de fazer. As únicas pessoas que têm medo da morte são aquelas que têm remorsos.
Lembrem-se sempre disto: Há uma enorme diferença entre ficar velho e crescer. Sigam meu conselho: não envelheçam!
Após seu discurso, foi aplaudida de pé, por um público emocionado.
Uma semana depois da formatura, Rosa faleceu tranquilamente em seu sono.
Mais de dois mil alunos da faculdade foram ao seu funeral, em tributo à maravilhosa mulher que ensinou, através de seu exemplo, que nunca é tarde demais para ser tudo aquilo que você pode ser.
(autor anônimo - história baseada, segundo a fonte, em fatos reais)
Espaço livre para você escrever, ler, enviar fotos e vídeos, comentar e corrigir o que quiser. Aproveite. Mande seu texto para aantitese@gmail.com
Postagens populares
-
Vivemos hoje num mundo dominado pela velocidade onde coisas acontecem muito mais rápido do que algumas décadas atrás. Tudo isso graças às de...
segunda-feira, 28 de abril de 2014
segunda-feira, 21 de abril de 2014
EU VI, EU VI, NÃO VIERAM ME CONTAR...
Todo dia ela passava perto da sua janela e ele cantava feliz “Eu vi, eu vi, não vieram me contar que você é a mais bonita que passa neste lugar”. Ela sorria e ele lhe joga uma rosa. Aquele sorriso lindo ficava gravado em sua memória o dia todo, e uma grande alegria tomava conta dele. Trabalhava com gosto e eficiência, tratava todos os seu companheiro com carinho estava sempre pronto a ajudar quem quer que fosse. Mas um dia ela não passou, seu dia em todos os sentidos foi muito chato, tudo dava errado e o irritava facilmente. Voltou para casa e esperou ela passar pela manhã. Mas ela novamente não apareceu, e ele então resolveu não ir mais trabalhar. Ficou em casa ouvindo música para ver se esquecia, mas nada, aí é que ele lembrava dela. Procurou livros para ler, mas não adiantava, cada palavra que lia lembrava ela. Tomava vinho e piorava a situação, chorava. Uma semana se passou, ele já não aguentava mais. Resolveu então procurá-la sem saber por onde começar, pois não sabia onde ela morava nem seu nome. Saiu perguntando por toda redondeza se alguém conhecia a morena mais linda do mundo e onde ela morava, mas ninguém sabia lhe dizer. Então resolveu procurá-la também nas redes sociais da internet, mas como se não sabia seu nome. O dias foram passando e ele cada dia mais ficava triste e debilitado. Foi aí que teve a ideia de digitar no seu status a seguinte frase “Eu vi, eu vi, não vieram me contar que você é a mais bonita que passa neste lugar”. A modinha que ele cantava quando ela passava. De repente, o ícone de mensagem de texto apontava que tinha uma mensagem na caixa. Nervoso e ansioso ele abriu. E uma mensagem dizia assim “Oi, você é o garoto da janela que cantava e me joga uma rosa?”. Tamanha foi sua alegria e ansiedade que ele digitou assim “dou wu mesmp”. E ela respondeu assim “rsrsrsrs, lindinho, estou com saudade de você”. Ele disse “Poxa, você não passou mais aqui, eu fiquei triste andando procurando te encontrar aqui na região, mas tive a ideia de digitar minha canção para ver se alguém reconhecia, e deu certo, você apareceu. Estou vendo que você se chama ANA”. E ela respondeu assim “Querido, eu mudei de bairro e nunca mais passei por aí. Mas estava também com muita saudade de você. Que tal a gente se encontrar pra conversar?”. Trocaram telefone, Whatsapp,... Ela também ficou sabendo que ele se chamava João. E desde estão eles estão tentando escrever o final feliz dessa história.
Moral da história: nunca deixe a oportunidade ou o amor passar sem conhecer todos os detalhes.
De JOÃO PINHEIRO NETO/profjpneto
Moral da história: nunca deixe a oportunidade ou o amor passar sem conhecer todos os detalhes.
De JOÃO PINHEIRO NETO/profjpneto
domingo, 20 de abril de 2014
SOU
Tornei-me público
porque já sou
Tornei-me notório
do que já não sou
Sou popular
mas nada original
Sou original
por não ser normal
Tornei-me excêntrico
por ser óbvio
Vi-me radical
por não ter raiz
Trago-te comigo
por não seres minha
Sou teu ainda hoje
porque nem sempre fui...
Sou.
porque já sou
Tornei-me notório
do que já não sou
Sou popular
mas nada original
Sou original
por não ser normal
Tornei-me excêntrico
por ser óbvio
Vi-me radical
por não ter raiz
Trago-te comigo
por não seres minha
Sou teu ainda hoje
porque nem sempre fui...
Sou.
sábado, 5 de abril de 2014
ROSA: MISTURA DE SONHO E REALIDADE
Sabe a rosa? Ela é uma rainha, a rainha das flores, a mais bela de todo o mundo. A graciosa rosa armada de espinhos, mas não são para ferir, nem maltratar quem quer que seja. Os espinhos são alertas, toques sutis de realidade para os sonhadores. Para àqueles que se encantam com sua beleza e esquecem de viver. E ela mais que tudo representa um sonho de amor, por isso cada espinho mostra aos amantes que o mundo não é um mar de rosas. Mostra que além da beleza da flor, dos sonhos eternos de amor, existem desilusões e carências. Os espinhos te trazem de volta à realidade. É isso que faz com que ela seja tão especial, uma mistura de sonho e realidade. Viva a rosa! Te amo rosa!
João Pinheiro Neto
05/04/2014
1h07
Assinar:
Postagens (Atom)